top of page
  • Foto do escritorAgrogenius

Entenda PPRA e PCMSO




PPRA e PCMSO tratam de Legislações Federais e ambos são programas que promovem o monitoramento, prevenção e controle de riscos à saúde e integridade do trabalhador por meio do reconhecimento, antecipação, avaliação e controle de da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir. Mas qual a diferença entre eles e qual a importância de cada um?


PPRA


PPRA são as siglas do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais. É uma Legislação Federal (NR-9), emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 1994 e tem como objetivo estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores quanto aos riscos dos ambientes de trabalho.

Os riscos ambientais para efeito do PPRA são os agentes físicos, biológicos e químicos existentes no ambiente de trabalho que, em função de sua natureza, concentração intensidade e tempo de exposição, podem causar diversos riscos à saúde do trabalhador.


PCMSO


PCMSO são as siglas do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Também é uma Legislação Federal (NR-7), que foi emitida pelo Ministério do Trabalho em 1994 e tem como objetivo monitorar à saúde dos trabalhadores por meio de exames laboratoriais para prevenir quaisquer desvios que comprometam sua saúde.

Qual a diferença entre PPRA e PCMSO?


Entendendo então o que é PPRA e PCMSO, concluímos que enquanto o PPRA visa a prevenção da saúde e integridade dos trabalhadores através de antecipações, reconhecimentos e avaliações e riscos ambientais, o PCMSO visa integralmente o campo da saúde dos trabalhadores.


Qual Norma Regulamentadora deve ser implementada primeira?


Embora sejam Normas Regulamentadoras diferentes, ambos devem estar articulados, porém o PPRA deve ser realizado primeiro, uma vez que o mesmo servirá de embasamento na elaboração e implementação do PCMSO.


Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado em suas dúvidas. Para mais conteúdos como esse, siga nossa página no Facebook, nosso perfil no Instagram e confira nossas últimas postagens no Blog!


A Agrogenius atua a mais de 20 anos no ramo de Certificação e Segurança no Trabalho. Nos colocamos à disposição para mais dúvidas. Entre em contato conosco por meio do nosso site ou por telefone: (35) 3265-4780.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page