OBTENHA MAIS RESULTADOS COM A CERTIFICAÇÃO

Nós somos uma família de empreendedores que ajuda outros empreendedores a lidar de forma simples com a certificação e a burocracia de leis ambientais e trabalhistas, para que você dedique tempo ao cuidado com o SEU NEGÓCIO!

O QUE É UMA CERTIFICAÇÃO AGRÍCOLA?

Uma certificação agrícola é um conjunto de normas e regras sociais, ambientais e de gestão que devem ser implementadas e mantidas por propriedades rurais que desejam obter os benefícios da certificação da sua propriedade.

DE QUE TIPO DE REGRAS ESTAMOS FALANDO?

Toda certificação agrícola aborda tópicos de gestão, ambientais, sociais e trabalhistas, em maior ou menor grau.

Toda certificação possui um protocolo diferente, contendo regras diferentes para cada tipo de propriedade agrícola, como por exemplo grupo, multisite ou individual ou por produto, como café, soja, cacau, mamão, citrus, etc.

Também, há listas de produtos não permitidos para cada tipo de cultura previsto para cada certificação, que não devem ser utilizados em hipótese alguma, e outros que devem ter o seu uso reduzido

               - Requisitos de treinamentos específico a cada situação;

               - Registros de vendas de produtos certificados em portais online.

COMO ENTENDER MELHOR A CERTIFICAÇÃO NA MINHA PROPRIEDADE?

   Cada situação é única para cada produtor. Os produtores que possuem ou tiveram experiência anterior com códigos de certificação ou alto índice de conformidade com normas de segurança e trabalhistas certamente poderão optar por certificações mais exigentes e com maior retorno.

   Outros produtores, que estão no começo desta jornada, podem começar por certificações menos exigentes e gradativamente se adequar.

   Alternativamente, um consultor da Agrogenius poderá avaliar com base em experiência, estruturas, documentos e requisitos de mercado qual a melhor alternativa para cada caso.

Toda certificação agrícola possui uma norma pública, que pode ser baixada diretamente do website de suas respectivas organizações. O processo de certificação de cada uma das normas, é regido por um protocolo específico, que pode variar de certificação para certificação, porém, apresenta um processo em comum:

 

 

 

 

 

 

Existem empresas responsáveis pela condução de auditorias externas – Entidades Certificadoras, que enviam auditores para avaliação da conformidade com a norma, e somente após esta auditoria externa, o certificado poderá ser emitido.

A Agrogenius possui consultores capacitados para auxiliar em TODAS as etapas do processo com serviços de implementação, auditoria interna, acompanhamento da auditoria e resolução de não conformidades.

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO?

POR ONDE EU COMEÇO?

O produtor pode começar realizando uma avaliação da sua propriedade contra a norma de certificação pretendida, de forma interna ou com a Agrogenius, para levantamento das atividades que serão executadas e os custos de serviços e profissionais que serão necessários ao processo.

Para isso, recomendamos fortemente a contratação de uma consultoria diagnóstica do seu empreendimento.

Ao contratar uma consultoria diagnóstica, entregamos ao produtor um projeto completo com projeção dos custos e avaliamos todas as partes ambientais, trabalhistas e de segurança sem complicações de contratação de diversos profissionais e empresas no processo.

Com isso, a Agrogenius pode dar uma visão geral dos custos envolvidos, adequações necessárias e serviços/documentos necessários em um único pacote personalizado.

O QUE EU PRECISO PARA ME CERTIFICAR?

O produtor que deseja se certificar deve estar 100% em conformidade com as leis aplicáveis ao seu negócio, com maior enfoque nos cumprimentos da legislação trabalhista e de segurança no trabalho.

Também, adequações de infraestrutura são requeridas aos interessados.

COMO FAÇO PARA SABER MAIS SOBRE

OS CUSTOS ENVOLVIDOS?

Espera-se de uma propriedade rural certificada, o cumprimento com 100% das leis aplicáveis mais os requisitos da norma.

Cada propriedade possui diferente custos com adequação de infraestrutura, como alojamentos, refeitórios, cômodo de defensivos, máquinas e implementos e outros.

Alguns custos são comuns a maioria dos selos:

01

O programa de Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente no

trabalho rural

02

As outorgas de uso

da água e licenças ambientais aplicáveis

03

Equipamentos de

Segurança e  adequamento de estrturas

04

Consultorias

05

Auditoria Externa

AGENDE UMA REUNIÃO

Quero falar com o consultor

FAÇA COMO QUEM ESTÁ NO TOPO ESTÁ FAZENDO

Preocupe-se em produzir.

A certificação nós resolvemos para você!