Nada mais atual no mundo dos negócios como a preocupação com os gases de efeitos estufa e os compromissos firmados na COPI 26, em Paris. Por conta dessa preocupação mundial, é possível dizer que a descarbonização se tornou uma tendência, nos últimos anos.
O Brasil tem grandes chances de ser uma potência nas questões de ESG (Enviromental Social and Governance), pois tem como vocação o agronegócio, que é muito voltado para a sustentabilidade e atrai os olhares do mundo todo.
CARBONO NEUTRO X CRÉDITO DE CARBONO
Créditos de carbono estão sempre vinculados a alternativas sustentáveis, ações de conservação de reservas florestais em áreas críticas com alto risco de desmatamento e acima dos 20000 ha.
Para atividades agrícolas, sempre falaremos de carbono neutro, uma vez que os processos de creditação de carbono estão, na maior parte das vezes, vinculados a áreas de mata nativa conservadas.
QUAL A FINALIDADE DA NEUTRALIZAÇÃO
DO CARBONO NEUTRO?
A neutralização de carbono é uma alternativa que busca evitar as consequências do desequilíbrio do efeito estufa (causado pelo excesso de emissões de poluentes como o dióxido de carbono), a partir de um cálculo geral de emissão de carbono.
Tendo essas informações em mãos, saberemos quais medidas para zerar tais emissões, tanto por manejo quanto por aquisição de créditos.
O QUE É A CERTIFICAÇÃO DE
CAFÉ CARBONO NEUTRO?
É o certificado emitido pela Agrogenius, no qual comprova-se que as empresas, rurais ou urbanas, estão aptas a comercializar sua produção
de café como carbono neutro, seguindo metodologias internacionais.
QUAIS OS
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
DA CERTIFICAÇÃO
CARBONO NEUTRO?
1- Elaboração do inventário GEE- Gases do Efeito Estufa:
A primeira etapa é o calculo de emissões. Chamamos de cálculo de Inventário de GEE quando são mapeadas todas as fontes geradoras de carbono, conforme a metodologia GHG protocol, aceita internacionalmente e trazida para o Brasil pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, mapeando-se os seguintes escopos:
-
Emissões decorrentes da Combustão móvel, Emissões fugitivas e todas as atividades-fim da empresa sob escopo de futura neutralização;
-
Matriz energética, saldo entre consumo e produção de energia;
-
Vinculada emissões indiretas ao funcionamento da empresa - não será aplicável para fim de neutralização da empresa.
2 - Obtenção do certificado AGROGENIUS de carbono neutro:
Após análise do time técnico, a Agrogenius emite o certificado de “carbono neutro” para a empresa, atestando, dessa forma, que o processo foi respeitado e o empreendimento está apto para comercializar a produção ou volumes (no caso de armazém) como “carbono neutro”.
3 - Aposento das emissões calculadas;
Após identificadas as emissões e sequestros de carbono da empresa, contactamos nossos parceiros onde será feita a compra dos créditos necessários para neutralizar/aposentar as emissões geradas. Exemplo: foi calculado uma emissão total de 50 tCO2, então compraremos a mesma quantidade para a neutralização.
4 – Comercialização do café carbono neutro:
A empresa estando certificada, já poderá comercializar e receber valores referentes à venda de café carbono neutro.