BANNER-01-0.png
back-02.png

Nada mais atual no mundo dos negócios como a preocupação com os gases de efeitos estufa e os compromissos firmados na COPI 26, em Paris. Por conta dessa preocupação mundial, é possível dizer que a descarbonização se tornou uma tendência, nos últimos anos. 
O Brasil tem grandes chances de ser uma potência nas questões de ESG (Enviromental Social and Governance), pois tem como vocação o agronegócio, que é muito voltado para a sustentabilidade e atrai os olhares do mundo todo.

CARBONO NEUTRO X CRÉDITO DE CARBONO

Créditos de carbono estão sempre vinculados a alternativas sustentáveis, ações de conservação de reservas florestais em áreas críticas com alto risco de desmatamento e acima dos 20000 ha. 
Para atividades agrícolas, sempre falaremos de carbono neutro, uma vez que os processos de creditação de carbono estão, na maior parte das vezes, vinculados a áreas de mata nativa conservadas.

QUAL A FINALIDADE DA NEUTRALIZAÇÃO
DO CARBONO  NEUTRO?

A neutralização de carbono é uma alternativa que busca evitar as consequências do desequilíbrio do efeito estufa (causado pelo excesso de emissões de poluentes como o dióxido de carbono), a partir de um cálculo geral de emissão de carbono. 
Tendo essas informações em mãos, saberemos quais medidas para zerar tais emissões, tanto por manejo quanto por aquisição de créditos.

5125962.jpg

O QUE É A CERTIFICAÇÃO DE
CAFÉ CARBONO NEUTRO? 

back.png

 É o certificado emitido pela Agrogenius, no qual comprova-se que as empresas, rurais ou urbanas, estão aptas a comercializar sua produção

de café como carbono neutro, seguindo metodologias internacionais.

5125962.jpg

QUAIS OS
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

DA CERTIFICAÇÃO
CARBONO NEUTRO? 

back.png
00.png
back.png
001.png

1- Elaboração do inventário GEE- Gases do Efeito Estufa:
 

A primeira etapa é o calculo de emissões. Chamamos de cálculo de Inventário de GEE quando são mapeadas todas as fontes geradoras de carbono, conforme a metodologia GHG protocol, aceita internacionalmente e trazida para o Brasil pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, mapeando-se os seguintes escopos:

  • Emissões decorrentes da Combustão móvel, Emissões fugitivas e todas as atividades-fim da empresa sob escopo de futura neutralização;
     

  • Matriz energética, saldo entre consumo e produção de energia;
     

  • Vinculada emissões indiretas ao funcionamento da empresa - não será aplicável para fim de neutralização da empresa. 

2 - Obtenção do certificado AGROGENIUS de carbono neutro:

Após análise do time técnico, a Agrogenius emite o certificado de “carbono neutro” para a empresa, atestando, dessa forma, que o processo foi respeitado e o empreendimento está apto para comercializar a produção ou volumes (no caso de armazém) como “carbono neutro”.

 

3 - Aposento das emissões calculadas;

Após identificadas as emissões e sequestros de carbono da empresa, contactamos nossos parceiros onde será feita a compra dos créditos necessários para neutralizar/aposentar as emissões geradas. Exemplo: foi calculado uma emissão total de 50 tCO2, então compraremos a mesma quantidade para a neutralização.

 

4 – Comercialização do café carbono neutro:

A empresa estando certificada, já poderá comercializar e receber valores referentes à venda de café carbono neutro.

AGENDE UMA REUNIÃO

Quero falar com o consultor

back.png

FAÇA COMO QUEM ESTÁ NO TOPO ESTÁ FAZENDO

logo_brancas.png

Preocupe-se em produzir.

A certificação nós resolvemos para você!